PUBLICIDADE
in

Veja como conseguir sua prótese de silicone de GRAÇA pelo SUS 2020

Se você se pergunta se é possível colocar silicone gratuitamente pelo SUS, continue lendo, neste artigo vamos esclarecer esta questão, explicando como e em quais casos o Sistema Único de Saúde oferece o implante sem custos.

PUBLICIDADE

O SUS oferece uma série de cirurgias plásticas gratuitas, entre elas a colocação de prótese de silicone! Mas é importante ressaltar que apenas casos específicos ganham esse benefício e nunca por causas meramente estéticas.

Então quem tem direito de colocar uma prótese de silicone gratuita pelo SUS?

É importante ressaltar que todo cidadão brasileiro tem direito ao atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema foi criado para oferecer atendimento médico à toda a população, e quem mais se beneficia são pessoas carentes que não tem condição de pagar um plano de saúde particular.

Quando identificada a necessidade, o SUS provê uma série de cirurgias plásticas e de reconstrução sem custo algum, e isso inclui a colocação de próteses mamárias de silicone.

PUBLICIDADE

Mas apenas casos específicos recebem esse direito, entres esses casos, os mais comuns são quando há necessidade de reposição de mamas devido à perda das mesmas por motivo de câncer em uma ou nas duas mamas, reconstrução dos seios em casos de acidentes graves, violência doméstica ou queimaduras severas.

O câncer de mama atinge mulheres de todas as faixas etárias e é um problema bastante sério. Depois do principal desafio que vem junto com o câncer, que é sobreviver, as mulheres têm que lidar com todas as dificuldades que vem depois dessa fase.

PUBLICIDADE

Para lutar contra o câncer, um grande número de mulheres se vê obrigada a retirar os seios por meio de uma Mastectomía. Isso causa um grande efeito negativo na vida dessas mulheres, em função disso existem várias cirurgias que visam resolver ou pelo menos amenizar esse problema.

A mais comum é a reconstrução mamária, que consiste em colocar uma prótese de silicone no lugar do seio. Mulheres que precisam retirar o seio pelo SUS devido ao câncer pelo, tem direito à prótese gratuita imediatamente após a cirurgia.

PUBLICIDADE

Mulheres vítimas de agressão doméstica e violência de gênero que sofreram algum tipo de lesão, tem direito a procurar o Sistema Único de Saúde com seu cartão do SUS em mãos para solicitar cirurgias reconstrutoras para amenizar as sequelas, incluindo a cirurgia de mamas.

Quais os procedimentos para a cirurgia?

Se você se encaixa em algum dos casos acima, você deve, primeiramente, consultar com um médico da rede pública portando seu Cartão do SUS. Você pode fazer seu cartão em qualquer posto de saúde, levando seus documentos e comprovante de residência. Caso seja confirmada a necessidade de cirurgia, o médico te encaminhará para a lista de espera, até que haja oportunidade de agendar a operação.

PUBLICIDADE

No caso de câncer de mama em um ou dois seios, o médico deve se certificar de que não haja mais vestígios de câncer, nesse caso o implante pode demorar um pouco mais, por isso é preciso ser paciente e estar sempre sob acompanhamento médico.

Qual o tempo de espera para uma cirurgia mamária?

O tempo de espera não pode ser determinado, pois este depende de vários fatores como o tamanho da fila do município, disponibilidades de hospitais que realizam essa cirurgia e a disponibilidade de materiais. A fila pode ser mais demorada do que das outras cirurgias por conta desse último fator.

A reposição mamária não é uma cirurgia apenas estética, visto que a perda das mamas cria um grande sofrimento psíquico nas mulheres. Se você perdeu ou teve que retirar uma ou as duas mamas, saiba que você tem direito à reposição sim! Para informações mais detalhadas ligue para o Disque Saúde pelo telefone 136 ou, em caso de violência doméstica, ligue para a Central de Atendimento à Mulher no 180.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE