PUBLICIDADE
in

Veja como conseguir seu aparelho dentário de GRAÇA pelo SUS

Está precisando colocar um aparelho dentário mas não tem condições para bancar um? Saiba que você pode colocar um totalmente de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS)!!

PUBLICIDADE

Continue lendo pois neste artigo estaremos lhe explicando como fazer para conseguir um aparelho gratuitamente e quem tem direito a esse benefício!

Projeto Brasil Sorridente SUS 2020

Graças ao Sistema Único de Saúde todo cidadão brasileiro tem direito à atendimento gratuito na área da saúde, e com a saúde bucal não é diferente! A saúde bucal é muito importante para uma boa qualidade de vida, pensando nisso que o governo criou, em 2004, o programa Brasil Sorridente, que disponibiliza vários tratamentos odontológicos à população através do SUS de forma totalmente gratuita. O programa opera em postos de saúde de todo o Brasil e conta também com Centros de Especialidades Odontológicas, que são universidades com curso de odontologia que oferecem atendimento gratuito.

Quem tem direito ao atendimento odontológico gratuito?

Muitas pessoas tem dúvida quanto a isso. Por se tratar de saúde pública, todo cidadão brasileiro, independente da renda ou situação financeira, tem direito a esse tipo de serviço, ou seja, qualquer pessoa pode se inscrever para participar do projeto  Brasil Sorridente quando seu estado já faz parte do programa.

PUBLICIDADE

Pessoas que não tem condições de pagar um atendimento em clínica particular podem fazer seus tratamentos pelo SUS de forma totalmente gratuita.

Mas vale lembrar que ainda existem deficiências no sistema, como por exemplo as enormes filas de espera para tratamentos específicos e, nesse caso, tem prioridade aquelas famílias com uma renda baixa.

PUBLICIDADE

Como faço para obter meu aparelho dentário (Ortodontia) pelo SUS?

Primeiro você precisa verificar se há atendimento odontológico gratuito na sua cidade, para isso vá até uma Unidade de Saúde mais perto de sua casa portando seu cartão do SUS e se informe com os profissionais do local.

Depois disso, se houver esse tipo de atendimento na sua cidade ou na cidade vizinha, você deve fazer o agendamento da primeira consulta. No entanto os aparelhos ortodônticos são fornecidos por apenas 40 centros ortodônticos no país.

PUBLICIDADE

Por isso é importante perguntar ao profissional se sua cidade fornece esses aparelhos ou se é possível fazer o encaminhamento para alguma cidade próxima que forneça.

Se for possível, após te examinar e sendo averiguada a necessidade da colocação do aparelho, o profissional irá encaminhar você para tal tratamento, dependendo da demanda ele pode te colocar na lista de espera.

PUBLICIDADE

Quais outros tratamentos odontológicos são oferecidos pelo SUS?

Pelo Sistema Único de Saúde é possível fazer vários tratamentos gratuitos além da Ortodontia, assim como:

  • Extrações
  • Limpezas
  • Restaurações
  • Aplicação de Flúor
  • Exames bucais como diagnóstico e detecção do câncer bucal
  • Remoção de Tártaro
  • Tratamento de cáries
  • Implante Dentário
  • Retirada dos sisos
  • Endodontia (tratamento de canal)
  • Cirurgia Ortognática
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva)
  • Biópsias
  • Próteses

Agora que você já sabe quais atendimentos dentários o SUS disponibiliza, chegou a hora de fazer aquele tão desejado tratamento, pegue seu cartão do SUS e vá se informar no posto de saúde mais próximo!

Se você ainda não tem o cartão, basta levar seus documentos e um comprovante de residência para o posto que os profissionais disponibilizarão um pra você!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE