PUBLICIDADE
in

Sisu 2021: Descubra qual nota mínima para entrar na universidade

SISU

O SiSU é um programa do governo federal que é responsável pelo ingresso das pessoas que fizeram o Enem mais recente nas universidades públicas de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

Algo muito comum na vida dos vestibulandos é a indecisão na hora de escolher o curso e a dificuldade de se inscrever no SiSU, por isso nesse texto tiraremos algumas dúvidas. Confira:

Descubra tudo sobre o SiSU 2021

Sisu
Saiba as principais informações sobre o SiSU!

Como se inscrever?

Para fazer a sua inscrição, o candidato precisa acessar o site do SiSU dentro do prazo que está estabelecido pelo MEC, para o programa de 2021 está previsto que as inscrições sejam em março.

Quando acessar o site, será necessário fazer o login com seus dados e selecionar até 2 cursos de ensino superior que desejar, que serão por prioridade.

PUBLICIDADE

É possível que o vestibulando escolha qual tipo de concorrência pretende participar, podendo ser a ampla concorrência ou aquelas vagas destinadas às cotas.

Qual nota é preciso alcançar no Enem para ter chance de entrar pelo SiSU?

O requisito estabelecido pelo Enem é pontuar, pelo menos, 400 em cada uma das disciplinas, além de não zerar a redação.

PUBLICIDADE

Contudo, fique atento que ainda existe a nota de corte para cada curso em cada universidade, sendo ela a nota mínima de pontos que o candidato precisa para conseguir entrar no curso desejado.

A nota de corte é um fator bem variável, pois várias coisas influenciam ela, como a quantidade de vagas ofertadas pelos cursos, desempenho dos concorrentes e a quantidade de pessoas que estão concorrendo.

PUBLICIDADE

É importante saber que essa nota varia conforme o decorrer do período de inscrição do SiSU, pois mais alunos podem se candidatar até o fim do processo.

Conheça os cursos que exigem maiores notas

Existem cursos que exigem cada vez mais um melhor desempenho dos candidatos que se inscrevem no Enem, como por exemplo, no curso de Medicina em algumas universidades do país a nota de corte foi acima de 800.

PUBLICIDADE

Abaixo vamos mostrar a média da nota que cada curso precisa para a aprovação, lembrando que irá variar de acordo com a instituição de ensino.

  • 650 pontos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Física, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Logística, Marketing, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.
  • De 650 a 700 pontos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Cinema, Comércio Exterior, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia, Gastronomia; Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Sistemas de Informação.
  • De 700 a 750 pontos: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia
  • Acima de 750 pontos: Medicina, em algumas instituições: Direito e Engenharia Civil.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, não deixe de compartilhar com seu amigo vestibulando para que ele fique sabendo tudo o que envolve o SiSU! Além disso, não deixe de comentar sua opinião.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE