PUBLICIDADE
in

RG Digital: Veja como baixar e usar

RG DIGITAL
RG DIGITAL

Atualmente, uma das grandes novidades são os documentos em formato digital, sendo eles muito úteis e práticos, pois os documentos físicos podem ficar em casa sem correr o risco de perder ou ser assaltado. O governo de São Paulo lançou recentemente o RG Digital.

Conheça o RG Digital lançado pela Polícia Civil de São Paulo

Polícia Civil inova lançando o documento de identidade de maneira digital
PUBLICIDADE

O lançamento ocorreu ontem, dia 12 de agosto, sendo uma iniciativa da Polícia Civil do Estado que permitirá o armazenamento do RG Digital através do smartphone de todos os cidadãos do estado.

Fique atento que a emissão do documento pelo meio digital não descarta a importância de tê-lo de maneira física.

Como fazer o download do aplicativo?

Para fazer o download do aplicativo RG Digital é necessário entrar na loja de aplicativo do seu celular, sendo a Play Store ou App Store, procurar na barra de pesquisa “RG Digital SP” e apertar para instalá-lo.

PUBLICIDADE

Como fazer para ter o documento no aplicativo RG Digital?

É bem simples a maneira de ter o seu RG de maneira digital, será necessário apenas entrar no aplicativo e selecionar a opção “Adicionar RG”.

Assim será necessário que você escaneie o QR Code do verso do RG original e então seguir os passos que irão aparecer na tela do seu celular.

PUBLICIDADE

O aplicativo irá direcionar a pessoa para “prova de vida”, sendo realizada uma biometria facial. Esse processo só poderá ser concluído através de uma câmera com pelo menos 5 MP e que tenha uma conexão ativa com a internet.

Quem pode ter acesso ao RG Digital?

Aquelas pessoas que emitiram o seu RG a partir de 4 de fevereiro de 2014 terão acesso ao documento na maneira eletrônica, pois possuem uma numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estão cadastradas no Sistema Atualizado de Identificação Biométrica da Polícia Civil.

PUBLICIDADE

Outro ponto importante para ter acesso ao aplicativo é ter um smartphone Android com uma versão superior a 5.0 e para aquelas pessoas que possuem um celular IOS é necessário ter uma versão superior a 10.

De acordo com a Polícia Civil do estado de São Paulo, mais de 95% da população poderá ter acesso ao aplicativo e aqueles que não possuem terão que ir atrás da atualização.

PUBLICIDADE

O RG Digital é aceito em qualquer situação?

De acordo com  Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal 9.7278/18, o RG Digital é aceito em todo o território nacional da mesma maneira que o RG Físico seria.

Então, caso você pare em uma abordagem policial e seja exigido um documento, você poderá mostrar o seu RG Digital e ele deverá ser aceito como se fosse o documento físico.

Saiba que o agente policial terá como verificar a autenticidade do documento.

O que acontece se eu trocar de celular?

Quando ocorrer a trocar de aparelho de celular, não há com o que se preocupar, pois para ter acesso ao documento novamente é necessário apenas instalar o aplicativo novamente, colocando os dados solicitados.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam a utilizar o RG em formato digital. Não deixe de dar a sua opinião através dos comentários, ela é muito importante para nós.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE