PUBLICIDADE
in

Prova de Vida: Descubra como reativar o benefício do INSS após atraso

Prova de Vida

O INSS é um dos benefícios mais populares do país. Milhares de pessoas recebem o auxílio mensalmente e muitas tiram dali o seu próprio sustento. O benefício se mantém ativo da Caixa Econômica Federal e é considerado o mais conhecido de todos os outros.

PUBLICIDADE

No entanto, esse recurso necessita de verificações e para isso, a cada ano o beneficiário deve fazer a famosa prova de vida. A questão é quando o benefício é cancelado por não ter feito essa conferência. Confira como desbloquear seu benefício caso isso aconteça.

Prova de vida do INSS em 2021

Prova de Vida

O Instituto de Seguro Social (INSS) realiza todos os anos uma verificação de todos os beneficiários, chamada de Prova de vida. No entanto, durante o ano de 2020, esse processo foi suspenso por conta da pandemia e das políticas de distanciamento social.

Porém, no início do mês de junho, o INSS resolveu retomar essa obrigatoriedade, disponibilizando calendário e explicando como os procedimentos podem ocorrer. De acordo com levantamento feito pelo instituto, 12 milhões de idosos precisarão realizar essa confirmação.

PUBLICIDADE

O período de realização ocorrerá entre os meses de junho e dezembro e se baseará no calendário tradicional do ano passado, que acabou sendo afetado pela pandemia. Além disso, vale relembrar que esse processo é obrigatório para garantir a continuidade do recebimento.

Se o beneficiário não proceder com essa verificação, ele poderá ter o seu recebimento cancelado e até mesmo suspenso. Porém, atrasos podem acontecer e para isso vamos explicar como reativar o recebimento, confira em seguida.

PUBLICIDADE

Como reativar o recebimento do benefício

Caso você tenha perdido o prazo de comprovação de vida, você precisará apenas realizar uma nova solicitação no site oficial do INSS. Lá você deverá preencher uma ficha de requerimento online para proceder com o agendamento do atendimento presencial e finalizar o processo de comprovação.

Para realizar isso, basta efetuar o seu login no site do INSS. Após isso, você deverá clicar na aba “agendamentos/solicitações”. Nesse momento você será redirecionado para uma nova página onde deverá clicar na opção “novo requerimento”.

PUBLICIDADE

Na parte do requerimento você deverá selecionar o serviço que deseja realizar com atendimento. Após, clique na opção “atualizar” e nesse momento você deverá conferir ou alterar algum dado divergente.

Concluindo isso, você deverá clicar na opção “avançar” e preencher as informações necessárias para conclusão da solicitação. Algumas pessoas também optam por ligar no número 135, ferramenta disponível para ajudar nesse agendamento.

PUBLICIDADE

Não se desespere, escolha uma das opções citadas e busque realizar sua comprovação para reativar o seu benefício. 

Você também pode se interessar por: Novo Cartão Inter: Conheça o cartão Black sem anuidade e com cashback!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE