PUBLICIDADE
in

Nome sujo: Descubra o que é mito e o que é verdade!

Nome sujo

Ao gastar mais do que devia, sem nenhum tipo de planejamento financeiro, você pode entrar para uma lista de devedores atrasados, sendo incluído em bancos de dados do Serasa e SPC. O nome sujo traz uma série de implicâncias na hora de conseguir mais crédito, como comprar a prazo, conseguir empréstimos, fazer um financiamento ou até obter um cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Na atual situação financeira do país, com valores de produtos e desemprego em alta, tem aumentado o número de cidadãos inadimplentes. Se você, assim como muitos brasileiros, está com o nome sujo, entenda os mitos e verdades e saiba o que fazer nessa situação.

Saiba quais são os mitos e verdades sobre estar com o nome sujo

Nome sujo

Segundo a empresa privada de análise de crédito, Serasa, existem 62,5 milhões de brasileiros inadimplentes atualmente. Para acabar com as restrições financeiras em seu nome, veja alguns mitos e verdade sobre essa situação a seguir:

É obrigação das empresas informarem que seu nome está sujo?

Verdade! A pessoa que está devendo tem o direito de ser notificada pelo órgão de proteção ao crédito. Na notificação é estabelecido um prazo, geralmente de 10 dias, para que o indivíduo regularize a situação.

PUBLICIDADE

Depois de pagar suas dívidas, você não pode ter crédito negado?

Mito! Após limpar seu nome, alguns bancos podem negar empréstimos ou financiamentos. Isso se dá por conta do score que leva o histórico de dívidas em conta na hora do cálculo da pontuação, resultando em uma score baixo. Porém, a longo prazo, essa nota pode subir.

Existe um prazo para seu nome ficar sujo?

Verdade! Dívidas com bancos e cartões de crédito caduca após 5 anos, tendo o seu nome visível para consulta no Serasa apenas por esse período. Porém você continuará devendo para a empresa credora.

PUBLICIDADE

Após renegociar a dívida, seu nome continua sujo?

Mito! Após a renegociação da dívida, o credor tem a obrigação de avisar ao órgão de proteção ao crédito para retirar seu nome, em até 5 dias úteis, da lista de inadimplência.

O banco pode vender sua dívida?

Verdade! Bancos e outras empresas comumente vendem dívidas para recuperadoras de crédito para garantir um retorno de dinheiro mais rapidamente, transferindo todas as responsabilidades de cobrança.

PUBLICIDADE

Se a dívida em seu CPF foi realizada por terceiros, seu nome sujo é inválido?

Mito! A empresa só não pode realizar cobrança de uma dívida se a mesma não estiver em seu nome, então é indicado que o consumidor tenha cuidado na hora de emprestar cartões de crédito ou realizar compras para terceiros em seu nome.

Precisa de empréstimo porém está com o nome sujo e consequentemente sua pontuação no Serasa também? Saiba como conseguir acessando Empréstimo online: Descubra como conseguir mesmo com score baixo

PUBLICIDADE
Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE