PUBLICIDADE
in ,

Melhores dicas para se proteger de golpes no Whatsapp

Whatsapp

Um novo sistema de pagamento foi lançado na última semana, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. O novo sistema está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS, e agora os usuários da plataforma conseguirão fazer e receber pagamentos em dinheiro diretamente do aplicativo, através do intermédio do Facebook Pay. 

PUBLICIDADE

Por mais que o próprio aplicativo e o novo sistema contem com maneiras de proteger os clientes de roubos e fraudes, ainda assim é importante tomar alguns cuidados para não correr o risco de cair em nenhum tipo de golpe. 

Tendo isso em vista, separamos algumas dicas para você não ser vítima de nenhum tipo de ataque cibernético, através do novo sistema de pagamento pelo WhatsApp. Confira: 

Conheça as melhores dicas para você não cair em golpes no Whatsapp

Whatsapp

Ative a função de autenticação em duas etapas

Sempre mantenha essa função ativada em seu smartphone, pois ela oferece maior proteção às suas contas e informações. Assim, se alguém tentar fazer login em sua conta através de outro aparelho, além do código de autenticação, também será solicitado que informe o código PIN para ter acesso ao aplicativo. 

PUBLICIDADE

Para ativar essa função, você precisará abrir o aplicativo do WhatsApp em seu smartphone, clicar nos três pontinhos na parte superior do app, ir até a aba de configurações, clicar em “conta”, depois em “confirmação em duas etapas”, então em “ativar” e por fim, será solicitado que você crie um código PIN com seis números.

Dessa maneira, toda vez que você registrar seu número de telefone no WhatsApp, será solicitada essa senha, que só você saberá. 

PUBLICIDADE

Fique atento a aplicativos falsos do Whatsapp

Infelizmente no último ano muitas pessoas sofreram golpes através de malwares presentes em apps falsos, clicando aqui você é redirecionado para a página oficial do Whatsapp, que costumam estar disponíveis para download com nome similar ao do aplicativo original, com intenção de enganar desavisados. 

Portanto, sempre esteja atento no momento de fazer o download de um aplicativo, se atente principalmente ao seu nome, ao fabricante e as suas avaliações. 

PUBLICIDADE

Na dúvida, contate seu banco 

Se você suspeitar de qualquer movimentação suspeita, entre em contato com o banco emissor do seu cartão, pois todos os pagamentos passam pelo sistema do banco para ser liberados. 

Até o presente momento, o pagamento através do WhatsApp só está disponível para cartões pré-pagos ou de débito com bandeira Mastercard ou Visa, das seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Sicredi, Nubank e Next. 

PUBLICIDADE

Outras dicas para você não cair em golpes no Whatsapp

Além disso, sempre desconfie de promoções de valor muito abaixo do normal, ou que ofereçam produtos de forma gratuita, nunca realize transações bancárias se estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública, nunca repasse códigos recebidos via SMS e mantenha seu smartphone sempre protegido através de algum antivírus. 

Você também pode se interessar por: Atenção! Novo golpe promete vacina contra COVID-19; Saiba tudo sobre ele!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE