PUBLICIDADE
in

INSS: Descubra os principais motivos para ter o seu benefício cancelado!

Inss
Logomarca do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Previdência Social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anualmente realiza procedimentos com o intuito de encontrar e corrigir irregularidades na concessão de benefícios. A inspeção tem previsão para ainda este ano.

PUBLICIDADE

A análise para atualizar e realizar manutenção dos auxílios, realizada pelo INSS, vem causando certa preocupação na vida dos beneficiários. Isso se dá por conta do chamado pente-fino.

Saiba o que significa o pente-fino realizado pelo INSS

Inss

Pente-fino é um processo que tem como objetivo corrigir irregularidades na concessão de benefícios concedidos pelo instituto. Para isso, os beneficiários devem ficar atentos ao recebimento de qualquer notificação ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Entenda os motivos para o INSS reavaliar a concessão do seu benefício

A atualização dos seus dados junto ao INSS é de suma importância para a permanência do recebimento do amparo financeiro. A seguir veja os principais motivos para a reavaliação da concessão.

PUBLICIDADE

Falta de prova de vida

O segurado deve sempre ficar atento em relação a data da sua prova de vida, comparecendo e evitando o corte de benefícios como até mesmo aposentadoria ou pensão.

Não sacar o benefício

A ausência de saque dos pagamentos mensais também pode gerar a interrupção da concessão, pois pode indicar ao INSS que o segurado faleceu.

PUBLICIDADE

Falta de perícia

A perícia é um procedimento de grande importância onde o cidadão deve comprovar que é merecedor do auxílio e ao faltar, o instituto não tem como fazer a revisão e atualização do caso.

Como saber se seu benefício está sendo analisado

Ao realizar a análise e identificar possíveis dúvidas sobre o direito do segurado em relação ao benefício, este é notificado pela equipe do INSS, podendo receber o informe por meio de correspondência, SMS, e-mail, conta em que recebe o benefício ou pelo portal Meu INSS.

PUBLICIDADE

Descubra o que você deve fazer se for notificado pelo INSS

O INSS estipula um prazo de até 30 dias para o segurado apresentar sua defesa prévia. Para trabalhadores rurais, agricultores familiares ou segurado especial, este prazo é de até 60 dias para o cidadão analisar e comprovar as possíveis irregularidades encontradas.

O beneficiário deve ler atentamente as exigências do órgão e reunir a documentação necessária para comprovar que tem direito a continuar recebendo o auxílio.

PUBLICIDADE

Organizada a documentação necessária, como atestado médico, exames, além dos documentos que comprovem sua identidade, você deve apresentar estes junto ao instituto. E então, deverá aguardar o resultado do recurso que estará disponível no Meu INSS.

Mantenha-se informado sobre as atualizações do benefício e seus direitos enquanto beneficiário!

Leia também: Prova de Vida: Descubra como reativar o benefício do INSS após atraso

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE