PUBLICIDADE
in

Inseminação artificial pelo SUS: Como fazer?

Existem muitas famílias que seu maior sonho é gerar um descendente, porém pelos mais variados motivos isso não é possível pela maneira natural, sendo necessária a intervenção médica em uma inseminação artificial. Nesse texto nós iremos abordar os principais assuntos que rondam esse procedimento.

O que é uma Inseminação Artificial?

PUBLICIDADE

É um procedimento clínico realizado em mulheres que possuem o desejo de engravidar, é indicado em casos que o espermatozóide não consegue chegar até o útero de maneira natural, por conta de sua baixa mobilidade.

O procedimento basicamente é introduzir o espermatozóide previamente selecionado no útero da mulher em seu período fértil, assim facilitando o surgimento de um embrião, sendo esse procedimento acontecendo dentro do corpo da mulher.

Sendo dessa maneira a distância entre o espermatozóide e o óvulo diminuídas de maneira considerável, facilitando a fecundação e o sêmen pode ser tanto do casal ou de um doador anônimo.

PUBLICIDADE

Como funciona a Inseminação Artificial?

Para que seja possível realizar a inseminação com sucesso é necessário coletar o sêmen do homem em questão através da masturbação, que vai ser analisada em laboratório para que sejam separados os espermatozóides com maior qualidade.

Enquanto a mulher poderá fazer a ingestão de algum medicamento que auxilie na ovulação com a devida orientação médica.

PUBLICIDADE

 Durante o período da estimulação ovariana a mulher deverá passar por alguns ultrassons transvaginais para acompanhar o comportamento do óvulo e avaliar qual o melhor dia para ser realizada a inseminação.

O procedimento é feito com a utilização de um cateter fino e um bico de pato, que é inserido na vagina da mulher, e o posicionamento é decidido pela ultrassonografia.

PUBLICIDADE

Normalmente os espermatozóides são colocados perto das trompas, onde a probabilidade de ter um resultado positivo é maior 

Qual o valor da inseminação artificial?

O valor desse procedimento pode variar entre 2500 reais e 5000 reais, dependendo da clínica e do profissional escolhido.

PUBLICIDADE

O SUS oferece o procedimento de inseminação artificial?

O Sistema Único de Saúde oferece esse procedimento para aqueles casais que não possuem condições financeiras e possuem o sonho de ter um filho.

Desde o ano de 2012 o SUS passou a oferecer o programa de reprodução assistida onde constam os procedimentos de inseminação artificial intrauterina, indução a ovulação, coito programado, injeção intracitoplasmática de espermatozóide ou fertilização in vitro.

Não são todos os estados que possuem esse procedimento de reprodução assistida de maneira gratuita.

Você ainda pode se informar no SUS mais próximo da sua residencia para saber sobre algum programa do gênero.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você. Compartilhe com seus amigos. 

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE