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Descubra se cortar carboidratos a noite faz bem para a saúde

Diversos alimentos que são ingeridos no dia a dia de uma pessoa atuam como as principais fontes de energia do corpo humano, ajudando na manutenção da vida e sendo um ótimo ajudante para a prática de exercícios físicos. 

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Os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pães e massas, entram nessa classificação em virtude de ter em sua composição nutrientes geradores de glicose, que por sua vez é a principal fonte de energia para as células do corpo. 

Algumas dietas baseadas no consumo de pouco carboidratos, como a famosa ‘’low-carb’’, começaram a fazer sucesso nos últimos anos. Isso se deve ao fato da crença de que comer muito carboidrato engorda e é faz mal para a saúde.

Quer entender mais sobre os alimentos ricos em carboidratos, além de saber se cortá-los na alimentação faz realmente bem para a saúde? É só conferir o artigo abaixo!

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O que são carboidratos? 

Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, são moléculas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio que possuem como principal função fornecer energia de forma rápida ao organismo, pois são de fácil digestão.

Todos necessitam de carboidrato em sua dieta, mas deve-se ter cuidado ao consumi-los. Esse composto, após ser ingerido em excesso, pode levar à desenvolver doenças relacionadas ao consumo de açúcar, como a obesidade e a diabetes.

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Aliados ao cérebro, os hidratos de carbono auxiliam no bom funcionamento do órgão, pois fornecem seu principal combustível: a glicose. Além disso, consumir carboidratos afetam o humor e o bem-estar do indivíduo.

Alimentos ricos em carboidratos

Conforme mencionado acima, o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo, além de desempenhar funções extremamente importantes para o organismo. Por isso, eles estão presentes na maioria das refeições diárias.

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Vale ressaltar que combinar alguns carboidratos ao realizar uma refeição é uma ótima opção que poderá influenciar bastante no cotidiano. Por isso, conheça abaixo alguns alimentos que mais contêm esse nutriente.

  • Pães;
  • Cereais
  • Arroz;
  • Milho;
  • Mel;
  • Refrigerante;
  • Sorvete;
  • Aveia.

Carboidratos ruins x Carboidratos bons

Basicamente, os glicídios são divididos em duas categorias que estabelecem se eles são benéficos ou não para o corpo humano. Essas categorias são chamadas de complexos, no caso dos carboidratos bons, e de simples, para carboidratos ruins.

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Os carboidratos complexos, que são os bons, estão presentes nos alimentos ricos em amido, fibras e integrais. Eles fazem com que a digestão e absorção da glicose aconteça de forma lenta, não convertendo qualquer excesso de açúcar em gordura.

Já os carboidratos simples (ruins) são digeridos de forma rápida pelo organismo, aumentando a insulina. Consequentemente, essas moléculas ficam em excesso no organismo e são armazenadas em forma de gordura, favorecendo o ganho de peso. Mel, açúcar, macarrão e refrigerantes são considerados carboidratos simples.

Cortar carboidratos à noite é bom para a saúde?

Deixar de comer alimentos ricos em carboidratos durante à noite traz algum benefício para a saúde, visto que ao comer de noite, o organismo se prepara para dormir e não gasta a glicose armazenada?

Bom, de acordo com site Globo Esporte, saiba que isso é mito! Limitar a dieta e não comer determinado tipo de alimento que contém carboidrato pode fazer muito mal à saúde, prejudicando na qualidade do sono, aumentando a compulsão alimentar, entre outros fatores.

Vale destacar que a diferença de tempo entre o consumo de um carboidrato e outro é o que importa. Como o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo, sem ele, nosso organismo necessita de mais carga, fazendo com que o apetite seja maior.

Dicas

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que o carboidrato seja bem distribuído entre as refeições. Do valor calórico total de uma alimentação, 55% a 75% devem ser destinados aos alimentos desse tipo.

Porém, não é porque está liberado comer carboidrato que se deve exagerar. É necessário ter equilíbrio, misturando, por exemplo, massa com legumes, verduras, algum tipo de carnes e fibras.

Então, conclui-se que não há problema em comer carboidratos à noite, mas o ideal é focar em alimentos saudáveis, como os considerados complexos. A quantidade também precisa ser controlada, ela precisa fazer sentido para cada corpo e rotina.

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