PUBLICIDADE
in

CNH: Descubra como renová-la durante a pandemia!

CNH

Durante a pandemia diversos serviços acabaram sendo suspensos, por conta de possíveis aglomerações e o risco de contaminação. Conforme os meses foram passando, alguns começaram a retornar gradativamente, como o da CNH.

PUBLICIDADE

Entre os afetados estão os Departamentos de Trânsito. Por conta dessa determinação de suspensão, as possíveis renovações que ocorreriam naquele ano também foram suspensas. Desse modo, a CNH recebeu mais um ano de validade durante o ano de 2020.

No entanto, em 2021, os Departamentos já estão retornando a realizar as renovações. Para entender os prazos e o que fazer durante esse período, elaboramos este pequeno passo a passo. Confira conosco o que fazer caso sua CNH tenha vencido nesse mesmo ano.

Como funciona o processo de renovação da CNH durante a pandemia?

CNH

Após prolongarem por um ano os vencimentos da Carteiras de Motorista, agora é necessário que o condutor busque realizar a renovação junto aos Departamentos de Trânsito locais. Deste modo, o processo de renovação delas ocorreu de forma diferente do comum.

PUBLICIDADE

De acordo com as novas determinações, o condutor deverá seguir um calendário que facilita o entendimento de quando você deveria buscar esse serviço. Para facilitar o entendimento, o DETRAN determinou que as renovações seguissem uma ordem simples.

O condutor deverá realizar a renovação da sua CNH no mesmo mês de vencimento dele em 2020. Ou seja, que teve o vencimento da CNH em agosto de 2020, deve providenciar a renovação entre os dias 1 e 30 de agosto de 2021.

PUBLICIDADE

Os documentos que venceram no ano de 2021, entre janeiro e julho, deverão seguir a legislação padrão, podendo circular por até 30 dias após o vencimento. Simples, não é mesmo?

Minha carteira de motorista venceu e extrapolei os 30 dias, o que isso pode resultar?

Caso sua Carteira Nacional de Habilitação tenha vencido e nos 30 dias seguintes você não providenciou sua renovação, é possível que você receba uma multa no valor de R$ 293,47. Claro que além disso, outras punições podem surgir.

PUBLICIDADE

Além da multa, o condutor receberá alguns pontos em sua carteira e poderá ter o seu documento recolhido pelos órgãos de trânsito. Sendo assim, é de extrema importância que você se atente a esse novo período de renovações para evitar maiores problemas.

A renovação é bem simples, não é mesmo? Não esqueça que o processo pode ser feito de forma remota, basta verificar o Departamento de Trânsito mais próximo de você e agendar a sua renovação. 

PUBLICIDADE

Você pode se interessar também: Nubank Ultravioleta: Conheça o novo cartão do Nubank que oferece cashback em todas as compras!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE