PUBLICIDADE
in

Atenção! Novo golpe promete vacina contra COVID-19; Saiba tudo sobre ele!

Golpe

A ESET, empresa de segurança digital, veio a público na última sexta-feira, 7 de maio, para informar que um novo golpe está sendo aplicado em pessoas através de email. 

PUBLICIDADE

Criminosos estão se aproveitando do momento de fragilidade das pessoas perante a pandemia de Covid-19, para aplicar golpes de phishing através de email e roubar dados bancários. E aqui você vai saber mais sobre essa prática.

Conheça o novo golpe que promete vacina contra o covid-19!

Golpe
Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

Os cibercriminosos enviam e-mails se passando pelo Ministério da Saúde, informando que estão fazendo o agendamento para aplicação da vacina da Covid-19. No email, é solicitado  que as pessoas preencham um formulário e então façam o download de um programa, através do link disponibilizado.   

Também é informado no email que a pessoa irá receber via mensagem de texto as informações sobre a data, local e horário da sua vacinação.

PUBLICIDADE

Ao preencher os dados solicitados, no momento do suposto cadastro através do programa baixado, as pessoas ficam expostas e têm seus dados roubados através do trojan bancário Mekotio.

O esquema acontece assim: a pessoa baixa o arquivo, e quando o abre inicia-se um processo de instalação do Mekotio no computador, que o infecta com o trojan. Uma vez que o aplicativo inicia sua instalação, o usuário não consegue pausá-la ou realizar qualquer tipo de interação com o programa. 

PUBLICIDADE

Com o computador infectado, passam a ser exibidos anúncios falsos, que induzem o usuário a fornecer dados pessoais. Além disso, os criminosos também criam sites falsos, como se fosse o próprio site de bancos, para conseguir coletar os dados da vítima. 

Saiba como se proteger

Segundo a ESET, a mensagem contida no email possui diversas questões, que os usuários podem prestar atenção, a fim de identificar se se trata de um golpe. 

PUBLICIDADE

Dentre eles, pode-se observar o email utilizado como remetente, que quando se trata de um endereço do governo, acaba com “@saude.gov.br” ou simplesmente com o “gov.br”, enquanto nesses golpes, o remetende é diferente. 

A ESET ainda deu outras dicas para se proteger contra esse tipo de golpe que, infelizmente, é comum de acontecer no Brasil, como por exemplo, não preencher qualquer tipo de formulário ou cadastro online, em sites desconhecidos. 

PUBLICIDADE

Além disso, a empresa de segurança ainda recomenda que as pessoas priorizem um bom antivírus no computador, que impedirá que esse tipo de programa seja instalado de maneira automática. 

Também foi reforçado que o esquema de vacinação em todo o país é divulgado através dos sites e páginas oficiais das prefeituras municipais e governos estaduais, nunca através de e-mails ou SMS. Se você quer saber mais informações sobre o covid-19, clique aqui.

Você também pode se interessar por: Beneficiados do Auxílio Emergencial podem receber até R$250 mil em prêmios no Caixa Tem

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE